A Caixa Econômica Federal devido ao feriado bancário por causa do carnaval, fez uma paralisação no pagamento do abono salarial PIS/Pasep. A partir do dia 15 de março, a Caixa volta novamente a liberar o saque dos valores, começando pelos nascidos em julho. O Pasep também retorna pagamento no dia para quem tem o final de NIS 6.
Quem tem direito ao abono salarial
Terá direito ao abono salarial PIS/Pasep quem cumprir os seguintes requisitos:
Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos (R$ 2.224) durante o ano-base;
Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Pelos canais do Ministério do Trabalho e Previdência, todos os trabalhadores já podem realizar consultas sobre o Abono Salarial, assim como, esclarecer dúvidas relativas ao processamento das informações sociais do trabalhador (RAIS/eSocial), identificação, concessão, valor do benefício e calendário de pagamentos. São eles:
Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
Portal www.gov.br
Telefone 158
Os trabalhadores vão receber o PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. Terão um prazo até dezembro deste ano para retirar o dinheiro.
O abono salarial é pago de acordo com a quantidade de meses trabalhados, por exemplo, quem trabalhou 1 mês com carteira assinada, receberá R$ 101. Veja a tabela:
Calendário PIS (de acordo com o mês de nascimento)
Calendário Pasep (de acordo com o número final de NIS)
O post Abono salarial volta a ser pago a partir do dia 15 de março apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.