A malha fina do Imposto de Renda indica que a Receita Federal encontrou algum erro na sua declaração e ela ficou retida, se você cair na malha fina em 2022 é bom saber o que fazer.
Se a sua declaração cair na malha fina do Imposto de Renda em 2022 você deverá ser avisado 24 horas após a entrega da sua declaração e já poderá se preparar para se regularizar.
No artigo de hoje vamos explicar melhor o que é a malha fina do Imposto de Renda 2022 e como os contribuintes podem sair dessa situação desagradável.
Se informe!
O que é a malha fina do Imposto de Renda?
Se a sua declaração cair na malha fina no Imposto de Renda, provavelmente você será informado um pouco após enviar sua declaração. Mas, o que significa cair na malha fina?
Cair na malha fina quer dizer que a sua declaração do Imposto de Renda vai ficar retida na Receita Federal, por conta de erros encontrados no IR ou por falta de documentos para comprovação das informações.
Os erros mais comuns são:
- Valores incorretos;
- Omissão de rendimentos;
- Informações cadastrais incorretas.
Como saber qual foi meu erro?
Primeiramente, destacamos que, quem cai na malha fina não tem direito a restituição até que uma retificação seja enviada à Receita Federal, você pode corrigir os erros ou enviar os documentos comprobatórios que estavam em falta.
Para verificar qual foi seu erro, basta acessar o extrato de declaração, na seção “Pendências de malha”, essa seção vai indicar quais foram os motivos que fizeram a sua declaração ficar retida e vai te mostrar quais erros devem ser corrigidos ou quais informações devem ser comprovadas.
Como corrigir os erros?
Se você caiu na malha fina do Imposto de Renda de 2022 por conta de informações incorretas ou incompletas, você pode realizar uma retificação corrigindo os erros por meio do mesmo programa onde a declaração é transmitida.
Se a declaração foi retida por conta de informações incorretas e o declarante tem a documentação para comprovar que as informações são verdadeiras, ele dele fazer o seguinte:
Para comprovação é necessário esperar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, ou agendar um atendimento para a entrega da documentação.
Tenha atenção, pois mesmo com toda documentação comprobatória, a Receita pode entender que existem erros na sua declaração do Imposto de Renda e acabar te multando, com o imposto devido mais uma multa de 75% do valor total e juros.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
O post Malha Fina Imposto de Renda 2022: Saiba o que fazer para sair apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.