O envio da declaração do Imposto de Renda de 2022 vai até o dia 29 de abril deste ano, como a época de envio já começou, devemos tirar todas nossas dúvidas, e muitos contribuintes estão perguntando sobre o carnê-leão.
O carnê-leão é utilizado para o recolhimento do IR da Pessoa Física que oferece serviço para outra Pessoa Física e outros profissionais. Ele é obrigatório para os cidadãos que recebem mais de R$ 1.903,99 mensalmente.
Acompanhe os próximos tópicos deste artigo e entenda o que é o carnê-leão, quem deve pagar este documento e como declarar ele no seu Imposto de Renda de 2022.
O que é o Carnê-leão?
Quem trabalhou de carteira assinada o pagamento dos tributos como Imposto de Renda de 2022 foi feito mensalmente, o desconto é automático na folha de pagamento.
Entretanto, quem exerceu suas atividades em 2021 como profissional autônomo e recebeu como Pessoa Física, o carnê-leão é como esse profissional pagará o seu Imposto de Renda de 2022.
Portanto, este documento é utilizado para realizar o recolhimento do IR do profissional que presta serviços para outra Pessoa Física.
Como já citamos, o carnê leão é obrigatório para autônomos que ganham acima da primeira faixa do Imposto de Renda 2022, e para outros cidadãos, como:
- Funcionários da justiça como: tabeliães, oficiais, notários, entre outros;
- Contribuintes com atividades relacionadas ao transporte de cargas;
- Pessoas com atividades leiloeiras;
- Produtores rurais;
- Quem recebe pensão alimentícia;
- Quem recebe aluguel de imóveis.
Estão isentos de carnê-leão a Pessoa Física que trabalha para Pessoa Jurídica ou que tem vínculo empregatício com outra Pessoa Física (como empregados domésticos).
Como declarar o carnê no Imposto de Renda 2022?
Desde 2021 o carnê-leão pode ser preenchido pelo portal e-CAC da Receita Federal.
Portanto, para emitir o documento para o Imposto de Renda 2022 é só o portal, e realizar os seguintes passos:
- Acesse a aba “Meu Imposto de Renda”;
- Após isso, clique em “Declarações” e “Acessar Carnê-Leão”.
- Após acessar, o contribuinte deve preencher o documento conforme os meses do ano com seu faturamento;
- Além dos ganhos, devem ser informados os gastos relativos ao respectivo mês, (para uma possível dedução).
Após o preenchimento do documento, o portal e-CAC emitirá o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), para pagamento do imposto devido.
Portanto, emita mensalmente seu carnê se você é um dos contribuintes obrigados ao pagamento deste documento e, separe toda sua documentação necessária para declarar o Imposto de Renda 2022.
Se você estiver obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2022, comece a se organizar e envie sua declaração o mais rápido possível, para receber sua restituição nos primeiros lotes.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, vídeo aulas simples e didáticas, passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
O post Imposto de Renda 2022: Entenda o que é o carnê-leão apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.