Os processos para abertura de empresa na grande maioria das vezes são complexos e demandam vários tipos de documentação, sendo o DBE uma delas. Saiba mais sobre esse documento e sua usabilidade.
O que é DBE?
O Documento Básico de Entrada (DBE) é um documento para realização de trâmites de uma empresa, como solicitação de abertura, alteração de cadastro, baixa e restabelecimento de inscrição.
Além de ser extremamente importante, tanto para abrir um CNPJ, como para encerrar suas atividades.
Já para abrir um MEI, não é necessário gerar um DBE, pois é utilizado um sistema próprio para envio das suas documentações.
Para que serve o DBE?
Além das funcionalidades já descritas acima, como abertura de CNPJ, alterações de cadastro e baixa de empresas, podemos destacar também que esse documento é valioso para empresas que precisam terceirizar serviços de pessoas jurídicas.
Onde solicitar o DBE online ?
Sua solicitação pode ser realizada através do site da Receita Federal, pelo Redesim , onde é possível preencher um formulário inserindo dados relativos à empresa e aos responsáveis por ela.
Por se tratar de um serviço disponibilizado pela Receita Federal, é unificado em todo o país, e nesse primeiro momento você pode consultar a viabilidade do negócio no estado em que deseja se estabelecer, e a disponibilidade do nome do empreendimento.
Após consultar a viabilidade e o desimpedimento do nome, será gerado um número de recibo e outro de identificação, que é importante ter em mãos no momento que precisar realizar a consulta do processo.
Há a possibilidade de pedir também através do e-CAC, mas para essa alternativa é preciso efetuar um cadastro e ter certificado digital.
Para contribuintes que possuem Certificado Digital, esse mesmo documento é chamado de Protocolo de Transmissão.
Como solicitar?
Inicialmente os dados para preenchimento são RG, CPF e Título de Eleitor. Mas, ao longo do processo, o sistema requer informações referentes aos sócios e ao empreendimento.
É necessário realizar o download do Programa Gerador de Documento da Receita Federal, que será necessário para o preenchimento do formulário e realizar a solicitação.
Além do preenchimento online, há também a alternativa de fazer esse requerimento em inspetorias, instituições financeiras autorizadas ou delegacias da Receita Federal.
Como fazer o acompanhamento?
O acompanhamento pode ser realizado através da própria Redesim, em Acompanhar Protocolo, com os números informados no momento da solicitação.
E, é importante ficar atento a aba de acompanhamento, para verificar se existem pendências do processo.
Como fazer alteração no DBE?
A alteração é feita através da própria Redesim, mas não está disponível para todas as empresas.
Geralmente, a alteração se torna visível para negócios com alguma pendência e nesses casos, é indicado solicitar o auxílio de contadores para verificar e resolver o que estiver pendente.
Conclusão da solicitação
Depois de todos os campos preenchidos, você vai submeter sua solicitação através do sistema e aguardar o prazo de dois a três dias úteis para receber a liberação de impressão, se for aprovado.
Se constar alguma pendência, é necessário resolvê-la para só então trasmitir novamente e aguardar retorno.
Apesar de ser considerada uma solicitação simples, é muito importante contar com a ajuda de um contador, pois no momento do requerimento é necessário informar dados como a natureza jurídica do negócio, e consultar a viabilidade no estado desejado.
Fonte: Facilite
Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?
Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.
Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.
O post DBE: Como solicitar o Documento Básico de Entrada? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.