Em tempos de grana curta, nada melhor do que aumentar a renda fazendo “uns bicos” nas horas vagas e até mesmo no fim de semana. Quem ficou desempregado também teve que se reinventar para sobreviver. Muitos brasileiros viram na gastronomia, uma forma de obter uma fonte lucrativa.
Sair para a rua e oferecer os produtos foi o que mais se viu agora de pandemia. Mas que tal formalizar esse negócio? Ser vendedor ambulante de alimentos pode se cadastrar como MEI ? Afinal ter alguns direitos previdenciários e trabalhistas não é nada mau.
Continue conosco que vamos explicar sobre o tema.
Afinal, o vendedor ambulante de alimentos pode ser MEI?
Pois, se essa é a sua ideia, pode comemorar. É possível sim um vendedor ambulante de alimentos pode se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Para isso, basta que na hora da abertura do CNPJ, seja selecionado o código CNAE 5612 – 1 / .
O vendedor ambulante de alimentos cadastrado no MEI, corresponde ao profissional que trabalha com a venda de comidas preparadas e de consumo imediato, podendo oferecer produtos para o público em geral.
A venda pode acontecer em locais disponíveis, sejam eles provisórios ou permanentes, como reboques, food trucks, barracas, carrocinhas, quiosques e carrinhos permanentes, por exemplo. Além disso, formalizando-se como MEI, também é possível vender alimentos preparados em máquinas de serviços automática, como pipoqueiras etc.
Já os locais onde o atuar, vai depender da Lei Orgânica de cada município. Portanto, antes de atuar é preciso conferir com uma prefeitura local como regras e conforme exigido. Além disso, é bom conferir quais os documentos baseados.
Quais as vantagens do ser MEI?
O CNPJ MEI é a categoria de pessoa jurídica mais rápida e simples de ser aberta. Em poucos minutos, é possível se tornar um Microempreendedor Individual e se formalizar como vendedor ambulante de alimentos.
Ao se cadastrar como MEI e pagar o boleto DAS mensal, além dos benefícios do INSS, o microempreendedor começa a ter diversas facilidades, como:
- Poder contratar 00 (um) funcionário;
- Emitir notas fiscais;
- Comprar veículos com até 01% de desconto;
- Ter acesso a linhas de crédito e empréstimo com juros mais baixos;
- Solicitar um cartão de crédito;
- Pagar e receber utilizando PIX.
Como realizar o cadastro do MEI?
Para realizar o cadastro é bastante simples. O atendimento é imediato e gratuito. Acesse o Portal do Empreendedor e siga os passos a seguir:
a) Selecione o tema “Quero Ser”;
b) Acesse o cartão “Formalização”;
c) Informe a Conta de acesso ao gov.br;
d) Informe os dados solicitados conforme o caso;
e) Preencha o formulário de inscrição de MEI;
f) específica e conforme declarações;
g) Finalizar.
Dica Extra do Jornal Contábil:
MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.
Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R $ 30 a R $ 179 todos os meses
com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana
. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui
O post É possível ser vendedor ambulante e se cadastrar no MEI? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI, crédito, INSS, Receita Federal .