O fim da obrigatoriedade do uso de máscara no Rio de Janeiro e São Paulo vem dividindo opiniões. O que gente não pensava em 2020 que poderia se adaptar ao uso da máscara. Tem gente que já nem se importa mais, usa com a maior naturalidade.
O número maior de pessoas vacinadas e o baixo número de contaminação e mortes por Covid-19 está possibilitando há muitos governos estaduais a flexibilizar o uso obrigatório de máscaras.
As liberações tem acontecido mais para os espaços abertos, onde a contaminação por covid é mais difícil. No entanto, especialistas garantem que ainda é muito cedo para descartar completamente o uso do acessório de proteção.
Sendo assim, para eles, um determinado grupo de pessoas ainda deve continuar usando as máscaras. Isso porque a transmissão ainda continua ativa.
O Rio de Janeiro decretou nesta segunda-feira (7) o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município. Embora estejam liberados do acessório, os cariocas continuam usando, mesmo em espaços abertos.
De acordo com a Agência Brasil, na quinta-feira (3), um decreto do governador Cláudio Castro, publicado no Diário Oficial, suspendeu o uso de máscara de proteção contra a covid-19 no estado do Rio de Janeiro, deixando a decisão para cada município. No entendimento do governo estadual, as melhoras sucessivas no cenário epidemiológico da doença no estado permitem o fim da obrigatoriedade.
O governo considerou a elevada cobertura vacinal contra a covid-19 no estado e o avanço da imunização para todas as faixas etárias maiores de 5 anos de idade nos 92 municípios fluminenses, liberando as pessoas do uso da máscara.
Os especialistas lembram que ao não usar máscara não significa risco zero de não se contaminar com o vírus. Eles ressaltam que em lugares abertos com pessoas aglomeradas, falando próxima umas às outras, como também estar num grande evento como shows, futebol, o índice de contaminação pode ser grande pelo número de pessoas no local, mesmo sendo aberto.
Mas todos concordam que mesmo estando liberado, o uso de máscara deve continuar em lugares fechados e com número maior de pessoas. Lembraram que nos Estado Unidos quando houve a liberação da máscara, o governo federal continuou exigindo o uso de máscaras em aviões, trens e outras formas de transporte público.
Neste caso, você estando em regiões do Brasil que o uso de máscara foi liberado, e estiver em lugares abertos ou fechados com um número maior de pessoas, mesmo estando vacinado, o bom ainda é o uso de máscara.
O post Após o fim da obrigatoriedade do uso de máscara, devo continuar usando? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.