O Auxílio Gás foi aprovado em 2021 para atender a população de baixa renda que não está mais conseguindo comprar o botijão de gás de 13 kg. Para ter direito, é preciso que a família esteja inscrita no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), no Auxílio Brasil ou tenha algum membro recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Até agora, cerca de 5,58 milhões de brasileiros estão sendo contemplados pelo benefício. A intenção do governo é ampliar o número de famílias que receberão o pagamento, chegando a 6 milhões de pessoas no próximo crédito. O valor do auxílio Gás é liberado juntamente com o Auxílio Brasil, a cada dois meses.
Ampliação do Auxílio Gás
A Lei nº 14.237, de 2021, garante a ampliação para novos beneficiários no decorrer dos próximos meses. No entanto, quem estiver apto para receber em abril, pode ficar de fora pela falta de recursos.
O Governo Federal informou que a inscrição no Auxílio Gás será realizada de forma automática, por meio do Ministério da Cidadania. Basta que a pessoa cumpra os requisitos do programa e que o governo tenha verbas suficientes para fazer os repasses.
A intenção é que para o mês de abril mais pessoas possam receber o benefício, e que o valor seja aumentado. O valor pago sempre será de, no mínimo, 50% do valor do botijão de 13Kg. Com a atual alta no preço, o valor para pagar os beneficiários deve subir para R$ 60,00.
Como consultar?
É possível consultar a situação do benefício pelo aplicativo Auxílio Brasil, aplicativo Caixa Tem e Atendimento Caixa Econômica Federal pelo telefone 111, sendo que, em caso de dúvidas o beneficiário deverá entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 121.
Calendário do Auxílio Gás
O post Auxílio Gás deverá ter valor de R$ 60,00 e mais famílias sendo atendidas apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.