Ter a vida financeira em dia e estável pode ser difícil nos dias atuais. Afinal, a pandemia complicou muito a vida dos brasileiros. A inflação foi alta e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia fez com que os combustíveis e alguns alimentos disparassem de preço. Diante deste quadro, como fazer para não contrair dívidas? Como manter o score em alta, a fim de ter um boa referência na hora da análise de crédito?
O score de crédito é uma pontuação que determina o seu comprometimento com o mercado de crédito. Através dele, é possível avaliar as principais informações no seu histórico financeiro e garantir aos detentores de linhas de créditos se você pode ser considerado um bom pagador ou não.
Descobrir as razões que levaram a baixar a sua pontuação pode ser uma tarefa bem complicada, mas não impossível, se você tiver sempre as informações corretas e precisas.
Resumidamente, o primeiro passo é ter controle sobre a sua vida financeira e saber quais decisões são capazes de impactar negativamente na sua pontuação. Uma vez que você tem o controle da situação, adotar bons hábitos de pagamento e um acompanhamento nas plataformas de monitoramento costumam fazer o seu score subir significativamente.
Quais motivos podem fazer o score diminuir?
Há vários motivos, contudo para entender a razão do porque o score baixou, você deve revisitar seus últimos hábitos financeiros e buscar por algumas dessas práticas abaixo.
- Ficou com o nome contestado?
- Atrasou muitas contas?
- Realizou muitas compras a prazo?
- Tentou financiamentos e linhas de créditos em muitos lugares?
- Omitiu algum dado na atualização cadastral?
- Reduziu drasticamente a movimentação bancária?
- Participou de financiamento de terceiros?
Geralmente estes ítens listados acima comprometem o pagamento de novas contas. Dessa forma, por mais que você sempre pague todos os seus débitos ao fim de cada mês, o motivo do porque o score baixou pode estar ligado com a sua demonstração financeira.
Neste caso, a melhor forma para descobrir como aumentar o score é a partir de hábitos que levem as empresas financeiras a confiarem em seu perfil. Assim, a pontuação pode ser elevada gradualmente.
Há alguma maneira de aumentar o score?
O score tem também hábitos que podem elevar sua pontuação. Afinal, um bom planejamento é sempre bem vindo. Vamos dar algumas dicas para aumentar seu score.
Primeiro de tudo, não comprometa seus ganhos com mais de 80% em dívidas. Anote os gastos com cartão de crédito e boletos de pagamento. Deixe sempre uma reserva para emergências e pague suas contas em dia.
Acompanhe mensalmente as plataformas de crédito a fim de verificar se suas atitudes estão rendendo frutos. Serasa, SPC e Boa Vista são as mais acessadas e são gratuitas.
Feirão Serasa Limpa Nome
Quem está com dívidas em aberto e quer limpar o nome poderá participar do Feirão Limpa Nome Serasa. Para isso, primeiro, é necessário verificar se a instituição credora está participando da iniciativa. Se sim, o consumidor poderá receber condições especiais para pagar os valores pendentes.
Toda a renegociação de dívidas é feita pela internet e demora apenas alguns minutos. Além disso, pode te ajudar a melhorar o seu score (pontuação que indica como está a sua saúde financeira). Para isso, basta seguir os passos:
- Entrar no site da Serasa e clicar no botão “Consultar CPF”;
- Informar CPF e senha para login (aqueles que ainda não têm conta podem criar uma na hora);
- Conferir quais são as suas dívidas em aberto;
- Verificar as opções de negociação, descontos e condições de pagamento;
- Escolher o melhor acordo para você;
- Selecionar pagamento à vista ou em parcelas;
- Gerar o boleto único para pagamento à vista ou para a primeira parcela para contas divididas.
Também é possível negociar através do aplicativo da Serasa, do telefone 0800 591 1222, pelo WhatsApp Serasa (11) 99575-2096 e pelas agências dos Correios.
Esta é uma ótima oportunidade de tirar o nome da lista de negativados e colocar a vida financeira nos eixos. Ter o nome limpo e um score de médio para alto abre chances no futuro de um financiamento.
O post Como acompanhar e como aumentar o seu score de crédito? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.