O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está aguardando o aval do Ministério da Economia para a realização de concurso público para vagas de nível médio e superior. Embora esteja aguardando sinal verde de Paulo Guedes, o presidente da autarquia, José Carlos Oliveira afirmou que não haverá concurso público neste ano.
De acordo com a Folha Dirigida, a deputada Chris Tonietto (PSL-RJ) enviou um requerimento ao INSS que respondeu através de seu presidente:
“A expectativa é que o desempenho desse ano seja ainda melhor do que o do ano anterior, mesmo sabendo que a força de trabalho disponível diminuirá e não haverá reposição nem por meio de concurso público, nem por meio de contrato por tempo determinado”.
Apesar da negativa de Oliveira, o ministro do Trabalho e da Previdência Social, Onyx Lorenzoni, disse que até o dia 22 de março será informado se o concurso do INSS acontecerá ou não em 2022.
A reação do ministro veio após a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) realizar uma nova paralisação nos serviços do INSS. Uma das exigências dos trabalhadores é justamente a realização do concurso INSS 2022.
Como estamos em um ano eleitoral, o INSS só poderia convocar os aprovados de um concurso aberto este ano, se o fizesse em quatro meses, homologando o resultado final até 2 de julho, três meses antes das Eleições.
Ou seja, não daria tempo, isso porque precisaria ter prazo para autorização das vagas, escolha da banca organizadora, elaboração do edital e prazo entre a publicação do documento e a aplicação das provas.
Neste caso, o que deve acontecer é uma autorização para concurso INSS em 2022, com provas e chamada dos aprovados em 2023.
No momento, o pedido de concurso do INSS está em análise no Ministério da Economia. Ao todo, foram solicitadas 7.575 vagas em todo o país.
O post Concurso do INSS vai acontecer em 2022? apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.