Confira agora como fazer para consultar o benefício do INSS, informando o CPF através dos canais digitais ou eletrônicos de autoatendimento.
Para consultar o beneficio do INSS pelo CPF é muito simples e rápido e você pode fazer de 3 formas:
- Aplicativo MEU INSS
- Portal do MEU INSS
- Pelo telefone do INSS, o 135.
Veja a seguir como cada um deles funciona.
Meu INSS
Para fazer a consulta no site Meu INSS, você vai precisar do número do CPF e a senha cadastrada na conta gov.br. Confira:
- Faça login;
- Após entrar em sua conta, clique em “Meus Benefícios“;
- Em seguida, aparecerá todos os benefícios que você solicitou. Basta selecionar aquele que deseja consultar e pronto!
Pelo aplicativo Meu INSS:
- Baixe o aplicativo do seu celular;
- Informe o seu CPF e clique em “Criar sua conta”;
- Caso já tenha conta, basta clicar em “Avançar” e inserir com sua senha;
- Na página inicial, você pode conferir uma lista de serviços disponíveis pelo Meu INSS. No entanto, clique em “Extrato de Pagamento” para confirmar o pagamento.
Telefone do INSS
Você pode optar por ligar para o 135 e fazer uma consulta informando o seu CPF. Essa opção funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Ao telefonar, é necessário informa o seu CPF e solicitar a informação sobre a situação do seu benefício.
Benefícios que posso consultar
Você pode consultar qualquer benefício pago pelo INSS, como:
- Aposentadorias;
- Aposentadoria por idade;
- Pensão por morte;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença;
- Salário-maternidade;
- Auxílio-reclusão;
- Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Quanto tempo o requerimento do INSS fica em análise?
Prazos para a análise do seu pedido dentro do INSS:
- Benefício assistencial (BPC/LOAS): 90 dias
- Aposentadorias (menos por invalidez): 90 dias
- Aposentadoria por invalidez: 45 dias
- Salário-maternidade: 30 dias
- Pensão por morte: 60 dias
- Auxílio-reclusão: 60 dias
- Auxílio-doença e por acidente de trabalho: 45 dias
- Auxílio-acidente: 60 dias
Estes prazos estão em vigor desde o dia 10/06/2021.
Status do requerimento do INSS
Existem três status possíveis para um requerimento do INSS:
- Concedido: ou deferido, indica que o INSS aprovou o pedido.
- Indeferido: ou negado, significa que o pedido não foi aprovado pelo INSS. Isso pode acontecer por falta de documentação ou ausência de requisitos obrigatórios.
- Em exigência: indica que o segurado deve entregar documentos complementares para a conclusão da análise. Quando isso acontece, o prazo de análise é suspenso até que sejam apresentados os documentos exigidos.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
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