Notícias

EFD Reinf: Conheça as novidades para 2022

Uma empresa conta com diversas obrigações acessórias, e para realizar o cumprimento dessas declarações corretamente é preciso se atualizar, diversas declarações estão em constante atualização, como é o caso da EFD Reinf em 2022.

A EFD Reinf é uma escrituração que passa por diversas atualizações, é dever dos contadores e outros profissionais da área se atualizarem para cumprir essa obrigação, anualmente ela passa por diversas mudanças, como a entrada de novos grupos.

Acompanhe este artigo até o final e conheça as novidades da EFD Reinf para 2022, se mantenha atualizado com as nossas informações.

Nova versão da EFD Reinf 

O atual leiaute (versão 1.5.1) continua valendo até dezembro de 2022, a nova versão (2.1) dos leiautes da EFD-Reinf, publicada em novembro do ano passado, será exigida somente para os eventos ocorridos a partir da competência de janeiro de 2023. 

Portanto, o novo leiaute, versão 2.1, apresentado no Ato Declaratório Executivo COFIS nº 93/2021, só entrará em vigor no ano que vem, a partir do mês de janeiro de 2023.

Com o novo leiaute a EFD Reinf possui agora 23 eventos, 8 eventos foram incluídos, eles contemplam as retenções de IR, CSLL, PIS, COFINS e pagamentos diversos.

Veja quais são os novos eventos:

  • Evento de cadastros: R-1050;
  • Eventos de Movimentações Periódicas: R-4010, R-4020, R-4040, R-4080;
  • Eventos de Controle: R-4099, R-9005, R-9015.

A EFD Reinf deve ser enviada mensalmente ao SPED até o dia 15 do mês subsequente ao que se refira a escrituração. Se o dia 15 não for útil, o envio deve ser antecipado para o dia anterior.

A EFD Reinf deste mês deve ser enviada até hoje, dia 15 de março de 2022.

4º grupo

No dia 22 de abril, começa o envio da EFD Reinf do 4º grupo de contribuintes, em relação aos fatos geradores ocorridos a partir de 1º de abril de 2022.

O 4º grupo compreende os entes públicos integrantes do “Grupo 1 – Administração Pública” e as entidades integrantes do “Grupo 5 – Organizações Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais”.

Dispensa de envio sem movimento

A Instrução Normativa 2.043/2021, além de integrar todos os atos que sobre a EFD Reinf em uma única Instrução, essa normativa apresentou uma novidade, a dispensa do envio “sem movimento”.

Com essa Normativa, todas as empresas que não gerarem fatos a serem informados no período de apuração estão dispensadas de enviar a Reinf. Antes ela era válida somente para as empresas do 3º grupo. 

A dispensa está ligada somente à EFD-Reinf, no eSocial e na DCTFWeb ainda é preciso informar o “sem movimento”.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

O post EFD Reinf: Conheça as novidades para 2022 apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.