O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou uma portaria no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (2), que determina que volte a acontecer o atendimento presencial, sem a necessidade de agendamento prévio.
Em 2020, devido a pandemia de Covid-19, o atendimento presencial foi suspenso pelo Instituto, sendo retomado ainda no final daquele ano, mas para isso, passou a ser necessário fazer um agendamento prévio.
De acordo com a portaria publicada nesta quarta-feira, além dos atendimentos já agendados, o INSS também fará o atendimento chamado de espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico nos casos em que o segurado necessitar de informação ou orientação. O INSS informou que o retorno do atendimento presencial será de forma gradual para que não haja filas extensas ou sejam provocadas aglomerações no interior das agências.
A portaria determina que seja retomado o atendimento de atividades de orientação sobre benefícios e serviços previdenciários, atendimentos por decisão judicial, para emissão de senha para a acesso à plataforma Gov.br, para acesso aos serviços ofertados pelo autoatendimento orientado (nas agências que participam do Projeto do Novo Modelo de Atendimento).
No entanto, continuará tendo prioridade o atendimento ao idoso maior de 80 anos, previsto em lei.
Também o texto diz que o número de telefone 135 do INSS deverá agendar serviços como “Atendimento Simplificado” de baixa complexibilidade e “Atendimento Específico”, de alta complexibilidade. Este serviço também poderá ser realizado na própria agência.
O post INSS retoma atendimento presencial sem agendamento prévio apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.