Os cidadãos do estado da Bahia podem solicitar uma nova impressão da carteira de identidade pela internet.
O RG Expresso, que registra mais de 46 mil reimpressões desde outubro de 2019, já pode ser solicitado em todos os 36 postos da Rede SAC pela capital, Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior do estado da Bahia.
O cidadão solicita os serviços através do SAC Digita , e já escolhe um posto do SAC onde irá apenas uma vez, apenas para receber os documentos já elaborados, não sendo necessário agendamento prévio.
A solicitação do RG Expresso atende a alguns pré-requisitos. As carteiras de identidade atuais devem ser emitidas no prazo máximo de seis anos.
O cidadão também precisa ter a biometria cadastrada no sistema, além de fotografia e assinatura.
A entrega do documento só poderá ser feita pelo próprio titular, sendo necessária a autenticação biométrica no local.
O prazo de entrega é de até 7 dias úteis após o pagamento da taxa de R$ 43,62.
De acordo com dados do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), existem mais de 4,6 milhões de baianos aptos a solicitarem o RG Expresso atualmente.
Para Jorge Ressurreição, diretor do IIPM, o RG Expresso atende à diretriz do Governo do Estado de tornar os serviços públicos cada vez mais virtuais.
“É um conforto e comodidade ao cidadão ter a possibilidade de solicitar um documento tão importante sem se deslocar de sua casa, apenas tendo acesso à internet”.
Para solicitar o RG Expresso, basta baixar o aplicativo ou acessar o SAC Digital.
É importante lembrar que, para entrar nos postos da Rede SAC é preciso apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (incluindo a dose de reforço), e estar sem sintomas gripais.
Para mais informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).
O post Moradores podem solicitar reimpressão da carteira de identidade pela internet na Bahia apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.