O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), trata-se de um direito de todo trabalhador brasileiro. Isto porque, o benefício serve como uma espécie de fundo reserva, cujo intuito é amparar o cidadão frente a determinadas situações.
Nesta linha, o dinheiro depositado no FGTS fica resguardado ao trabalhador, até que ele se enquadre em alguma das situações, estabelecidas por lei, em que o saque será permitido.
Ainda assim, no último dia 17 de março, o Governo Federal anunciou que será liberado uma espécie de saque emergencial do FGTS, o qual deve beneficiar 42 milhões de pessoas. A medida vem injetar recursos na economia, e amparar quem precisa de uma ajuda financeira.
Em quais situações posso sacar o FGTS?
De acordo com a legislação que institui o FGTS, os valores podem ser sacados nas seguintes situações:
- Dispensa sem justa causa;
- Demissão consensual (80% do saldo);
- Término do contrato por prazo determinado;
- Estar a três anos consecutivos sem um emprego formal;
- Rescisão por culpa recíproca ou força maior;
- Suspensão do trabalho avulso por mais de 90 dias;
- Ter idade superior a 70 anos;
- Na aposentadoria;
- Aquisição da casa própria;
- Amortização de dívidas;
- Em situação de calamidade pública;
- Falecimento do titular (saque caberá aos herdeiros);
- Em casos de doença grave;
Além destas, também é possível optar pelo saque-aniversário, modalidade que permite a retirada de parte do saldo do FGTS, anualmente, no mês de aniversário do trabalhador, como o nome já sugere.
Outra oportunidade, agora, mais pontual, é o novo saque extraordinário do FGTS, o qual será liberado a partir de 20 de abril, é sobre isso que iremos falar agora.
Novo saque do FGTS
Segundo informações oficiais, será liberada uma nova rodada de saques do FGTS. A liberação do resgate está programada para começar no próximo dia 20 de abril, segundo cronograma estipulado.
No novo saque, trabalhadores poderão sacar quantias de até R$ 1.000, de modo que os valores poderão ser acessados através da conta poupança do Caixa Tem, ou por uma conta gratuita criada pela Caixa Econômica Federal (para aqueles que não são usuários do aplicativo).
Para ter direito ao saque, basta possuir saldo em alguma conta ativa ou inativa do Fundo de Garantia. Sendo este o único critério para ser beneficiado pela oportunidade.
Confira o calendário completo para realizar o saque de até R$ 1 mil do FGTS:
Como consultar o saldo do fundo?
Para verificar os valores presentes na sua conta atrelada ao fundo, basta acessar o aplicativo do FGTS, ou acessar o site da Caixa Econômica Federal. A consulta através do app é feita da seguinte maneira:
- Baixe o aplicativo do FGTS (disponível para Android e IOS);
- Abra o app e clique em continuar;
- Informe a numeração do seu CPF;
- Digite sua senha, caso ainda não possua, realize o cadastro;
- Nesse momento, a plataforma pede para que você cadastre uma conta bancária, caso não queira isso, volte para tela inicial;
- Clique nos valores do FGTS da empresa atual, ou alguma outra referente a um emprego anterior;
- Para ver todas as empresas nas quais você trabalhou, clique em “Todas as Contas”;
- Feito isso, basta verificar o saldo e gerar o PDF com o extrato.
Dica Extra: Você conhece os seus direitos trabalhistas?
Já sentiu em algum momento que você pode estar sendo passado pra trás pelo seu chefe ou pela empresa que te induz a aceitar situações irregulares no trabalho?
Sua dúvida é a mesma de milhares de pessoas. Mas saiba que a partir de agora você terá resposta para todas as suas dúvidas trabalhistas e saberá absolutamente tudo o que acontece antes, durante e depois de uma relação trabalhista.
Se você quer garantir todos os seus direitos trabalhistas como FGTS, adicionais, horas extras, descontos e saber como se posicionar no seu emprego sem ser mais obrigado a passar por abusos e ainda entendendo tudo que pode e que não pode na sua jornada de trabalho, clique aqui e saiba como!
O post Novo saque do FGTS: saiba como consultar o saldo do fundo apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.