Revisão da vida toda APROVADA pelo STF, vamos contar tudo sobre esse julgamento super recente, para você ficar por dentro dessas dicas de forma atualizada.
O desfecho desse julgamento aconteceu nesta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022, com o voto de Moraes já registrado no plenário virtual.
Confira, neste post, o que é a Revisão da Vida Toda e quais impactos essa decisão do STF pode ter na sua aposentadoria.
O QUE É A REVISÃO DA VIDA TODA?
Essa revisão leva em consideração todos os seus períodos de contribuições feitos ao longo da vida no seu período base de cálculo.
A intenção é que ao reunir todo esse período de tempo o valor da sua aposentadoria possa melhorar, e nós vamos te explicar como.
entenda, antes de tudo, como calcular o benefício
O INSS calcula aposentadoria com base nos salários de contribuição a partir de julho de 1994. Essa forma é utilizada até mesmo para quem já contribuía antes dessa data.
O cálculo é feito dessa forma porque nessa data foi instituído o plano real, então a moeda passou de cruzeiro para real.
De onde surgiu a revisão da vida toda?
Em 1999, instituíram uma nova lei determinando que os segurados que começassem a fazer sua contribuição a partir de 29/11/1999, o INSS calcularia a renda mensal da aposentadoria com base nas 80% maiores contribuições a partir de 07/1994.
Até aí, tudo certo. Porém, ficou estabelecida a mesma regra para os segurados que começaram a contribuir antes de 29/11/1999.
Assim, os segurados que ganhavam bons salários antes de entrar em vigor o plano real foram prejudicados, pois esse tempo de contribuição não foi considerado na aposentadoria deles.
Revisão da Vida Toda
Diante dessa injustiça, surge a revisão da vida toda, para requerer que o benefício seja recalculado, para considerar não somente os períodos posteriores a 07/94, mas, também, todo o tempo de contribuição do segurado.
DECISÃO DO STF
Como mencionamos no tópico anterior, diante de muitas injustiças, os segurados começaram a buscar seus direitos judicialmente.
Após muitas ações, essa questão chegou até o STF que iniciou o julgamento em junho do ano passado, contudo, suspenderam a votação em função do pedido de vista de Moraes, que pediu mais tempo para estudar o tema.
Lembrando que nessa época o Moraes era o único Ministro que ainda não havia votado, e este voto era decisivo para determinar o placar, até então estava empatado por 5 a 5.
A votação estava da seguinte forma:
- A FAVOR: O relator, ministro Marco Aurélio, ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Ricardo Lewndowski.
- CONTRA: ministros Nunes Marques, Dias Toffoli, Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Luiz Fux.
Em conclusão, após muita expectativa dos aposentados, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou voto favorável no julgamento sobre a tese da “revisão da vida toda” dos aposentados pelo INSS.
Portanto, isso significa que as ações na justiça sobre o tema serão, caso este seja o único embate, julgadas procedentes.
Além disso, os aposentados que possuem esse direito e ainda não sabem o que fazer, podem buscar o apoio de um Advogado Previdenciário para fazer o cálculo e analisar os seus direitos.
Não abra mão dos seus direitos antes de conhecê-los, clique no link abaixo e solicite um atendimento com a nossa equipe especialista em causas previdenciárias.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laura Elisa Fernandes Porto Costa, OAB/MG 172.171, redigiu este artigo.
Original de Aposentadoria do INSS
O post Revisão da vida toda foi aprovada pelo STF apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.