O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) permite que o trabalhador possa fazer uma retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês de seu aniversário. Porém, antes de aderir à modalidade é necessário entender que não poderá sacar o saldo total do FGTS em caso de demissão sem justa causa, neste caso, o trabalhador poderá sacar o valor referente à multa rescisória (40%). Caso se arrependa, o retorno do saque-rescisão acontecerá apenas após dois anos de carência, mas o valor ganho no último trabalho em que foi demitido não poderá ser retirado.
A Caixa Econômica Federal está liberando o saque-aniversário do FGTS para os nascidos no mês de março. Os nascidos neste mês poderão retirar o dinheiro até o dia 31 de maio de 2022. O saque pode ser feito do primeiro dia útil do mês de nascimento do trabalhador ao último dia útil do mês seguinte.
Os nascidos em janeiro ainda podem retirar o dinheiro até o prazo de 31 de março e os nascidos em fevereiro até o prazo de 30 de abril.
Para receber o dinheiro no mesmo ano, você terá que aderir ao saque-aniversário até o último dia útil do mês de seu nascimento.
Quem aderir ao saque-aniversário poderá sacar um percentual do saldo do FGTS, acrescido de uma parcela adicional, anualmente, conforme tabela:
A adesão ao saque anual pode ser feita no site e aplicativo do FGTS e em todos os pontos de atendimento da Caixa, como agências e caixas eletrônicos.
Para você simular o valor que receberá no próximo saque-aniversário, acesse o aplicativo FGTS e clique em “Entrar no aplicativo”;
em seguida, clique em “CPF” e digite o número do seu documento;
depois, clique em “Não sou um robô”;
digite sua senha e clique em “Entrar” para que possa ter acesso ao app;
na tela inicial do aplicativo do FGTS, clique em “Saque-Aniversário do FGTS”;
em seguida, clique em “Modalidade Saque-Aniversário”;
e por fim, clique em “Simular o valor do Saque-aniversário”.
Calendário do saque-aniversário 2022
O post Saque-aniversário do FGTS: veja se você poderá sacar neste mês apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.