O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) oferece a modalidade saque-aniversário, que permite ao trabalhador fazer a retirada de parte do seu saldo do FGTS. Como muitas pessoas vêm optando pela modalidade, a Caixa passou a permitir que quem aderir ao benefício possa antecipar até 5 parcelas do saque-aniversário. Antes só era possível antecipar 3 parcelas.
De acordo com o banco, mais de 2,3 milhões de trabalhadores já solicitaram o benefício, sendo que 1,3 milhões destas pessoas estavam negativadas. A Caixa acredita que com isso, R$ 15 bilhões foram injetados na economia.
Uma facilidade é o trabalhador não precisar ir a uma agência para solicitar o saque-aniversário, já que é possível realizar todo o procedimento de forma digital.
A antecipação do saque-aniversário em 5 parcelas é uma forma de permitir que o trabalhador possa pedir um empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa, entretanto, é necessário que você tenha saldo nas contas do FGTS e opte pelo saque-aniversário.
O trabalhador não precisará aguardar o mês de nascimento para pedir a antecipação do saque-aniversário para ter acesso a uma parcela anual.
Mas fique sabendo que a Caixa vai cobrar de você uma taxa de juros pela antecipação das 5 parcelas, que segundo o banco será de 1,49% ao mês e o valor mínimo da contratação deve ser de R$ 500.
Ao ter acesso a antecipação, o seu saldo no FGTS será bloqueado já que ele servirá de base para o cálculo do crédito. Na verdade esse saldo é uma garantia para que a operação seja realizada.
Confira a tabela de valores da parcela do saque-aniversário que o trabalhador recebe anualmente, caso venham aderir a modalidade:
Para ter acesso ao saque-aniversário, será preciso acessar o Internet Banking da Caixa ( que pode ser realizado pelo computador ou pelo aplicativo de celular), em seguida clicar na opção “Crédito” e depois na opção “Antecipação do Saque Aniversário”.
Requisitos exigidos pela Caixa para acessar a modalidade:
Ter conta corrente ou poupança na Caixa (não podendo ser a Poupança Social Digital ou Poupança CAIXA Fácil);
Optar pelo saque-aniversário e autorizar o banco a consultar seu saldo do Fundo;
Ter saldo suficiente para antecipar os valores;
Estar em dia com a Caixa ou fazer uso do recurso do crédito para quitação da dívida.
O post Trabalhador vai poder antecipar cinco parcelas do saque-aniversário apareceu primeiro em Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal.